Por que escrever em um diário?...
Para uns é uma forma de colocar no papel planos e expectativas para futuramente revê-las e constatar seu êxito ou fracasso. Para outros é como confiar ao seu amigo mais íntimo, o "eu", todos os sentimentos que para outros aparecem maquiados ou porque não queremos expô-los como realmente são, ou porque os outros simplesmente são incapazes de compreendê-los como realmente são.Há quem diga que é bobagem, perda de tempo, arriscar-se demasiadamente a ter seus segredos mais íntimos expostos caso aquele documento confidencial caia nas mãos de terceiros. Como uma prova contra si mesmo.
Mas há um ponto em que todos, ou quase todos podemos concordar: Quando a gente se sente livre o suficiente para colocar no papel pensamentos ou palavras, seja em forma de músicas, poemas, textos rigorosamente coordenados, ou simples frases soltas, estamos externando a voz interna que ninguém mais pode ouvir.
Escrever sobre sentimentos não significa atestarmos nossa fraqueza, mas sim assumirmos nossa condição humana, nossa sensibilidade. Ou seriam fracos os poetas?
Em uma mundo cada vez mais dinâmico e tecnológico nos acostumamos a publicar em redes sociais nosso sentimentos em tempo real - #sentindotriste, #amomuito, #feliz, - e avaliarmos os posts alheios, trançando-lhes o perfil psicológico instantaneamente, mesmo sem conhecer o autor. Mas quando estamos diante de um caderno e uma caneta nos sentimos inibidos em descrever como realmente nos sentimos. Seria medo de que alguém possa ler e pensar errado - ou certo - sobre nós? Ou medo de nos depararmos com uma auto avaliação e não podermos fugir do julgamento mais severo (o nosso auto julgamento).
Seja para desenhar os nossos sonhos de criança, seja para reler nossas angústias da adolescência, ou quem sabe registrar com as próprias palavras minuciosas as sensações de uma mãe de primeira viagem, ou quem sabe ainda simplesmente dizer pra si mesmo, como quem escreve uma carta ao melhor amigo: quem sou, como estou, como gostaria de estar... Escrever em um diário pode ser um importante passo para o auto reconhecimento e para uma sincera e justa autoavaliação.
Vanessa Lacerda
Ateliê Safira
Sugestão de leitura:
http://perdidamente.blogs.sapo.pt/
http://paticonte.blogspot.com.br/2008/10/escrever-tima-terapia.html
Caso você tenha interesse em fazer parte do nosso grupo de estudos,
você pode optar pelo nosso Combo e receber as 7 das 19 aulas
do nosso grupo de estudos de agendas personalizadas integral!
Separamos 7 das melhores aulas de um dos mais Completos
Treinamentos Online que você vai encontrar aqui na internet!
Aprenda como produzir suas próprias agendas hoje mesmo!
Neste curso você irá descobrir os segredos das mesmas
agendas produzidas aqui pelo Ateliê Safira.
Vou te ensinar muito mais sobre as ferramentas necessárias,
os materiais usados para um ótimo acabamento!
Aprenda muito mais e coloque em prática todos estes ensinamentos!
Descubra como a arte da encadernação pode mudar a sua realidade!